Cosaúde debate quatro tecnologias para inclusão ao Rol

out 21, 2022 | Regulatório

Contribuições de consulta pública sobre medicamentos para câncer e asma foram apresentadas durante reunião

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu, na terça-feira, 18/10, a 10ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (Cosaúde), para avaliar a proposição de incorporação à lista de coberturas obrigatórias pelos planos de saúde de quatro tecnologias, todas objeto da Consulta Pública 101. Clique aqui para saber mais.

O diretor de Normas e Habilitação de Produtos (DIPRO), Alexandre Fioranelli, abriu o evento agradecendo a participação de todos em mais uma edição da reunião, considerada fundamental para a tomada de decisão sobre as inserções ao Rol. Ele também aproveitou a oportunidade para salientar que, no contexto atual de publicação da Lei 14.454/2022, o processo de atualização do Rol se mantém. “Seguiremos mantendo o fluxo de trabalho, etapas, requisitos, metodologias e transparência. A ANS vem adotando diversas ações no intuito de qualificar ainda mais o processo de revisão do Rol, avaliando criteriosamente as evidências científicas sobre os benefícios clínicos das novas tecnologias, a relação custo-efetividade e os melhores resultados em saúde para os pacientes”, afirmou.

Ao longo da reunião, coube à gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS, Ana Cristina Martins; ao coordenador de Gestão de Tecnologias em Saúde da ANS, Carlos Rezende; e à respectiva equipe técnica, as apresentações das tecnologias examinadas na Consulta Pública 101, sendo elas:

• Pembrolizumabe + axitinibe, para tratamento de câncer no rim (metastático ou avançado);
• Cabozantinibe + nivolumabe, para o tratamento de câncer no rim (avançado ou metastático, em primeira linha);
• Dupilumabe, para tratamento de pacientes com asma grave com inflamação do tipo 2;
• Niraparibe, para tratamento de câncer de ovário, da trompa de falópio ou peritoneal primário avançado.

Representantes de entidades profissionais, instituições de saúde, laboratórios, operadoras e da sociedade civil, além de beneficiários, apresentaram suas dúvidas, esclarecimentos, informações e experiências, contribuindo para a avaliação das tecnologias.

O resultado das discussões, conforme fluxo regulamentar, será levado à discussão interna, com posterior encaminhamento das recomendações finais de incorporação para deliberação da Diretoria Colegiada da Agência.

A 10ª Reunião da Cosaúde contou com transmissão on-line pelo YouTube, podendo ser assistida na íntegra clicando-se aqui.

Fonte: ANS