Monitoramento do Risco Assistencial: ANS disponibiliza resultado final referente ao 2º trimestre de 2019

out 13, 2020 | Regulatório

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que está disponível o resultado final do Mapeamento do Risco Assistencial relativo ao 2º trimestre de 2019, conforme previsto no art. 11 da RN nº 416 de 22/12/2016.

Para conferir o resultado final, a operadora deverá acessar a Central de Relatórios, mediante login e senha, clicar em Monitoramento do Risco Assistencial e acessar o Prontuário do Monitoramento Assistencial. Nessa área estão os resultados da operadora nos dois programas de acompanhamento realizados pela Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (Dipro) para o referido ciclo (2° trimestre/2019).

A Agência esclarece que o atraso na divulgação final do 2º trimestre de 2019 ocorreu por problemas técnicos identificados a partir dos questionamentos recepcionados após divulgação dos resultados preliminares, quando foi identificada necessidade de reprocessamento dos indicadores.

As questões foram devidamente corrigidas, e por segurança, foi realizada uma varredura minuciosa em todas as bases de dados utilizadas no cálculo dos indicadores do Mapeamento do Risco Assistencial, com efeito para todas as operadoras. Isso foi feito para garantir que os problemas detectados por algumas operadoras não ocorreram com as demais, isto é, mesmo para aquelas que não enviaram questionamentos, conforme sempre é feito quando identificada alguma necessidade de ajuste.

Por este motivo, algumas operadoras poderão constatar variações em seus resultados finais em relação aos resultados preliminares, o que é esperado nesses casos.

Por fim, a ANS informa que, em consequência desse atraso, o processamento e a divulgação do 3° trimestre de 2019 — que ocorreria simultaneamente, conforme anteriormente informado — será realizado em breve.

Nesta fase, não são recepcionados questionamentos, conforme previsto na RN nº 416 de 22/12/2016.
Para mais informações sobre o Monitoramento do Risco Assistencial, clique aqui.

Fonte: ANS