ANS realiza 21ª reunião técnica da Cosaúde

nov 1, 2023 | Regulatório

Encontro avaliou duas tecnologias para inclusão no rol de coberturas obrigatórias na saúde suplementar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, no dia 25/10, a 21ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde). Na ocasião, a Comissão analisou as contribuições da sociedade na Consulta Pública 117 sobre duas propostas de incorporação no Rol de Eventos e Procedimentos em Saúde. 

A diretora-adjunta de Normas e Habilitação dos Produtos, Carla Soares, abriu a reunião dando as boas-vindas: “Eu gostaria de reforçar a nossa visão sobre esse processo altamente qualificado, que vem sendo desenvolvido entre a equipe técnica da ANS e os membros da Cosaúde. O quão ricas têm sido as contribuições, desde as consultas até as audiências públicas, assim como os debates da Cosaúde. As discussões e divergências contribuem para a maturidade desse trabalho realizado, que tem extrema importância para a sociedade”, disse Carla. 

A gerente-geral de Regulação, Renata Campos, informou que teve início o processo de renovação de indicação de representantes da Cosaúde e, em seguida, apresentou as tecnologias que seriam debatidas no encontro. 

A Comissão discutiu as seguintes propostas de inclusão:

  • Encorafenibe associado ao cetuximabe para tratamento, em segunda linha, de pacientes com câncer colorretal metastático com a mutação no gene BRAF V600E (mutação genética presente em diferentes tipos de câncer).
  • Teste molecular para nódulos de tireoide, por perfil de microRNA, para diagnóstico de pacientes que tiveram resultados indeterminados até então.  
  •  

Ambas as tecnologias foram analisadas com base nas contribuições da consulta pública 117.          

A reunião contou com a participação de membros e convidados da Cosaúde, composta por entidades representantes de operadoras, prestadores de serviços, órgãos de defesa do consumidor e da sociedade civil, dentre outros, que contribuíram para as avaliações. 

As discussões sobre as propostas abordaram os aspectos relacionados às evidências científicas sobre eficácia, efetividade e segurança das tecnologias, bem como a avaliação econômica de benefícios e custos em comparação às coberturas já previstas no rol e a análise do impacto financeiro das ampliações de cobertura pelas operadoras. 

Para assistir a íntegra da 21ª reunião técnica da Cosaúde, clique nos links abaixo: 

21ª Reunião da Cosaúde

Fonte: ANS