ANS atualiza Mapa de Utilização do SUS

out 27, 2021 | Regulatório

Nova versão, disponível em Power BI, aumenta as possibilidades de análises e cruzamento de dados

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou a quinta edição do Mapa de Utilização do SUS por Beneficiários de Planos Privados de Assistência à Saúde, que traz atualizações dos dados sobre atendimentos ocorridos no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2015 e 2019. As informações estão disponíveis em dois formatos: livro digital (PDF) e em painel dinâmico (Power BI), que permite ao usuário selecionar os filtros que desejar, ampliando as possibilidades de análises.

O Mapa de Utilização do SUS permite a visualização de dados nacionais e regionais dos atendimentos prestados no SUS aos beneficiários de planos de saúde, registrados por Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC). São demonstradas também, separadamente, informações referentes à quantidade de procedimentos identificados, aos atendimentos cobrados pela ANS, bem como os procedimentos médicos mais frequentemente prestados a consumidores de planos que utilizaram o SUS.

Cabe esclarecer que não são todos os atendimentos a beneficiários de operadoras que geram o ressarcimento, mas apenas os serviços médicos que estejam previstos no rol de cobertura estabelecido pela Agência e que não sejam submetidos a nenhuma exclusão contratual legalmente permitida. Por isso há diferença em relação aos valores identificados e cobrados. Ainda em relação a essa diferença, considerando-se os prazos do processo administrativo, quanto mais recente a informação maior a chance de ainda haver discussão em aberto sobre os valores devidos.

“A divulgação desses dados tem o objetivo dar a transparência necessária para que os interessados possam observar as peculiaridades regionais do ressarcimento ao SUS, bem como compreender e acompanhar a evolução desse importante mecanismo regulatório da saúde suplementar”, destacou o diretor de Desenvolvimento Setorial substituto, Cesar Serra.

Clique aqui para mais informações sobre os dados e publicações do Ressarcimento ao SUS.

Fonte: ANS